Ônibus interestadual fica 2,13% mais caro

Viajar de ônibus pelo Brasil e para o exterior fica mais caro a partir de hoje. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou aumento de 2,13% no preço das passagens interestaduais e internacionais. Com o reajuste, o custo do transporte por terra fica menos competitivo frente à aviação. Na Paraíba, os valores para outros estados ainda não foram divulgados pela agência, mas o consumidor já deve ficar ciente de que terá mais gastos com as viagens para outros estados e países.

“O setor aéreo passou a ser concorrente do terrestre porque cresceu e está aberto para mais empresas atuarem. Isso não tem acontecido no segmento de transporte por terra”, explicou Joaquim Aragão, especialista em transporte da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, o encarecimento nas tarifas domésticas e internacionais não tem relação com problemas de infraestrutura das estradas ou custo do diesel.

“A ANTT eleva as passagens porque tem um contrato com as empresas para autorizar reajustes anualmente”, disse. A agência reguladora não quis explicar o aumento ou comentar a perda de competitividade do setor. Com esse encarecimento das viagens por estrada, voar, além de prático, está se tornando mais barato do que transitar de ônibus entre as cidades. Enquanto isso não acontece, a recomendação para quem vai viajar é planejar e pesquisar bastante. Se o consumidor tiver paciência e comprar as passagens aéreas com pelo menos um mês de antecedência, até mesmo nas internacionais, sai mais barato.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: