Multados por acender fogueiras

A “força tarefa” contra o acendimento de fogueiras em Campina Grande não deu trégua aos que ignoraram a Justiça e insistiram em acender suas fogueiras em áreas proibidas, principalmente nos dias de São João e São Pedro. A estimativa é de que cerca de 50 pessoas tenham sido notificadas e multadas. Também foram realizadas algumas apreensões de madeiras.

De acordo com a bióloga da Sudema, Elyzama Diniz, a menor multa determinada pela Lei é de R$ 1 mil. Ela explicou que o intuito da operação foi cumprir a determinação judicial, a qual acatou no início do mês um requerimento do promotor José Eulâmpio Duarte, titular da Curadoria do Meio Ambiente.

Em relação à madeira apreendida, Elyzama informou que o procedimento de apreensão foi feito por conta do uso de madeira nativa, supostamente oriunda de desmatamento. A bióloga explicou que foram proibidas as fogueiras debaixo de fiação elétrica, nas imediações de árvores, sobre alfalto e próximas de estabelecimentos públicos ou privados de visitação coletiva.

No caso do asfalto, muita gente tentou colocar areia ou brita no asfalto para separar a pista da lenha, o que não foi permitido. Ela explicou que o fogo sobre o asfalto provoca uma fumaça do betume mineral altamente cancerígena. Outras, a todo custo, queriam acender fogueiras debaixo das árvores por acharem mais aconchegante e também foram coibidas.Ela ressaltou que o trabalho rendeu um bom resultado, comparando-se aos anos passados.

Ela frisou, inclusive, que este ano não foi apreendido nenhum caminhão de lenha, significando dizer que as pessoas estão mais conscientes. A baixa procura por lenha para queima, segundo ela, foi o que desmotivou os vendedores do produto e, consequentemente, o transporte de madeiras para a cidade. Em 2009, a Sudema apreendeu 400 estéreis de lenha, o equivalente as cargas de oito caminhões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: