Atendimento gratuito para a população carente

Para atender as necessidades práticas de estudantes da área da saúde, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) criou uma clínica-escola para que os futuros profissionais possam sair preparados para o mercado de trabalho. Mas não foram apenas os universitários que se beneficiaram com a criação deste local, boa parte da população recebe os cuidados e os serviços dos estagiários, que são supervisionados por professores especialistas, gratuitamente. A novidade será a realização de pequenas cirurgias, que acontecerão no Centro Cirúrgico instalado na própria clínica, localizada no bairro do Itararé, a partir de julho.

Segundo a gerente administrativa da clínica-escola, Ivoneide Lucena, o local funciona desde fevereiro do ano passado, e hoje chega a realizar 400 consultas médicas, além de atender cerca de 300 pessoas nas oito especialidades de Fisioterapia. “Em meados do ano passado a clínica conseguiu um credenciamento junto ao SUS e qualquer pessoa encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde pode ser atendida aqui”, informou. De acordo com ela, inicialmente o local funcionava apenas oferecendo tratamentos de Fisioterapia e desde janeiro deste ano, ampliou os atendimentos para a atuação de estagiários de Medicina e Enfermagem da faculdade.

São quase 300 estudantes nos três cursos, que estão tendo a oportunidade de vivenciar a futura profissão de forma prática. Para que novos atendimentos fossem realizados, o local teve que criar mais espaços para a atuação dos estudantes e professores, e uma das suas mais importantes instalações foi a do Centro Cirúrgico, que passará a funcionar no próximo mês. “No centro serão realizadas pequenas cirurgias, como a de catarata, que será o nosso carro-chefe. O local já está pronto para os procedimentos”, disse a gerente. A gerente explicou que a demanda está tão grande no setor de Fisioterapia, que por enquanto não há vagas para novos pacientes. “Para esta área, os pacientes não precisam ser encaminhados pela secretaria, basta apenas que venham até a clínica e apresentem a solicitação de um médico e o cartão do SUS”, informou.

Para os atendimentos médicos, os pacientes devem ser encaminhados, através da secretaria, pelas unidades de saúde, e terão todo o atendimento necessário. A aposentada Maria da Luz da Costa, 57 anos, faz fisioterapia desde o mês passado na clínica-escola da FCM. Para ela o atendimento é nota dez. “Além de ser perto de casa, me sinto muito bem aqui”, disse. De acordo com Ivoneide, a diferença do atendimento da clínica está na atenção especial disponibilizada ao paciente. “Enquanto algumas consultas duram em média cinco minutos, aqui na clínica o atendimento dura em torno de meia hora. A qualidade dos serviços é essencial”, afirmou.

Serviços oferecidos

Dentro do serviço de Fisioterapia que a clínica oferece:

– Trauma Ortopedia

– Cardiorespiratório

– Saúde da Mulher

– Neuro adulto e infantil

– Recursos Terapêuticos Manuais

– Hidroterapia

– Dermatologia Funcional

– Gerontologia.

Em Medicina, os pacientes contam com 11 especialidades, algumas com demanda reprimida pela secretaria, como Psiquiatria, Neuro adulto e infantil, Reumatologia e Cardiologia.

Serviços:

FCM (Facisa)

Clínica-escola- Avenida Senador Argemiro de Figueiredo (em frente a FCM), bairro do Itararé.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: