Cirurgias no HU irão aumentar em 30%

A partir de meados de fevereiro do próximo ano, o número de procedimentos cirúrgicos deverá aumentar no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em cerca de 30%, depois que a ampliação do Centro Cirúrgico estiver pronta. Hoje são realizados, em média, 280 cirurgias no geral, e mais 20 cardíacas (mensal). Depois da construção de mais duas salas de intervenção, além de outras reformas no centro que deverão custar em torno de R$ 1 milhão, este número deverá aumentar em mais 90 procedimentos mensais, ou um aumento de mais 1080 cirurgias por ano. A expectativa é de que a reforma e ampliação seja iniciada ainda esta semana.

Segundo a diretora do HUAC, Alana Abrantes, além das duas salas de intervenções, serão construídas também outra sala de recuperação pós-anestésica mais ampla, uma sala de estar para os médicos, assim como a ampliação dos setores de esterilização, de materiais e a lavanderia. “Hoje temos quatro salas de intervenção cirúrgica, onde são realizados cerca de 300 procedimentos por mês, inclusive os cardíacos. O objetivo da reforma e ampliação, que está sendo custeada com verba do Governo Federal, é agilizar no tratamento e tentar diminuir a espera nas filas dos pacientes que precisam realizar cirurgias”, informou. A diretora afirmou que o HUAC é o único hospital público, além do Hospital João XXII (filantrópico), que realiza procedimentos cirúrgicos cardíacos em crianças e adultos, em Campina Grande.

De acordo com ela, desde novembro do ano passado, o hospital está oferecendo este tipo de intervenção. “O atendimento irá melhorar, principalmente para os usuários do Sistema Único de Saúde, e o número de intervenções deverá aumentar em 30% depois da reforma”, disse. Segundo o diretor administrativo do HUAC, Homero Gustavo, as ampliações serão iniciadas ainda esta semana, “a expectativa é de que as construções sejam finalizadas em até nove meses”, explicou. Além dos procedimentos cirúrgicos, o hospital oferece muitos outros serviços, que foram facilitados depois da aquisição de novos equipamentos, ainda mais modernos. Com a intenção de revitalizar as atividades do local, o hospital também está assinando um contrato com a Prefeitura Municipal, para a expansão do serviço de tomografia computadorizada, agora disponível apenas para os pacientes internos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: