Em 30 anos, Tamar solta 10 milhões de tartarugas marinhas

Como parte das comemorações dos 30 anos do Projeto Tamar, neste sábado (10), bases de todo o país realizam uma soltura simbólica do filhote de número 10.000.000. A marca foi alcançada nesta última temporada, 2009/2010. A soltura acontecerá inclusive nos estados onde há mais de uma base, como é o caso de Bahia, Sergipe e Espírito Santo.

Segundo o Projeto, as primeiras tartarugas marinhas nascidas sob a proteção do Tamar, há 30 anos, atingiram só agora a maturidade sexual e estão retornando à praia onde nasceram para depositar sua primeira desova. Portanto, os filhotes que nesta temporada seguem para o mar representam a segunda geração protegida pelo Tamar.

A soltura em todo o país ocorre às 16h. No Ceará, no entanto, será às 10h, segundo a assessoria de imprensa do Tamar no estado. As solturas de filhotes à beira-mar são tradicionalmente organizadas durante as temporadas anuais, contando com a participação de turistas e as comunidades locais.

O Projeto Tamar está presente em nove estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. São protegidos cerca de 1,1 mil quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso de tartarugas marinhas, no litoral e nas ilhas oceânicas.

Por ano, cerca de 20 mil ninhos são protegidos, gerando aproximadamente um milhão de filhotes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: